30 janeiro 2012

DR. MESMER Magnetismo Selvagem

                                
DR. MESMER
Canadá / Inglaterra / Alemanha, 1994. Direção de Roger Spottiswoode.
Com Alan Rickman, Amanda Ooms, Peter Dvorsky, Anna Thalbach.
Overseas Filmgroup, colorido, 1h50, Paris Video Filmes.

Filme histórico baseado na vida do médico alemão Dr. Franz Anton Mesmer (1734-1815), criador do mesmerismo, doutrina que, dentre outros postulados, defende a existência de um fluido universal, magnético, fundamental para a manutenção ou restabelecimento da saúde humana.
O roteiro mostra, com detalhes, a célebre cura, realizada por Mesmer, (Alan Rickman, Duro de Matar, Rasputin), da jovem pianista Maria Theresa Paradies (Amanda Ooms), da alta sociedade austríaca, portadora de cegueira histérica desde os 3 anos (caso registrado na literatura), concentrando o enredo no romance entre ambos.



São também abordadas, com detalhes, suas inovadoras técnicas de tratamento e as perseguições sofridas por ele em face de sua conduta profissional revolucionária -- médico milagroso? Charlatão? Feiticeiro? -, ao longo de tumultuada existência, caracterizada por várias mudanças de domicílio: Viena... Paris... Versailes... e cidades da Suíça e Alemanha, provocadas pelas perseguições.
Magnetismo Curador
O magnetismo animal já era conhecido antes de Mesmer, mas foi ele o grande divulgador dos fenômenos magnéticos, embora usando métodos considerados bizarros e charlatanescos. Praticava curas com as mãos, acreditando ser ele próprio dotado de poderes magnéticos curativos. A sua obra Mémoires sur la découverte du magnetisme animal foi editada em 1779.


Também foi o primeiro a revelar ao mundo científico a influência dos processos puramente psicológicos (sugestão mental) sobre os sintomas de uma enfermidade. Mas, só em 1841, o médico inglês Braid lançou os fundamentos do hipnotismo moderno, derivado diretamente do mesmerismo.
Com o passar do tempo, o hipnotismo foi prestigiado pela ciência oficial, porém, o mesmo não ocorreu, até hoje, com o magnetismo curador (humano e/ou espiritual), há mais de um século aplicado nas instituições espíritas, através de passes à luz da oração, permitindo a transfusão de energias espirituais aos enfermos.


Contudo, permaneçamos convictos com Emmanuel, que, ao prefaciar a obra Nos Domínios da Mediunidade (André Luiz, F.C. Xavier, FEB), assim afirmou:


"Semelhantes verdades não permanecerão semi-ocultas em nossos santuários de fé. Irradiar-se-ão dos templos da Ciência como equações matemáticas."


(Livros consultados: Psiquiatria Clínica Moderna, Noyes y Kolbi, La Prensa Médica Mexicana; Magnetismo Espiritual, Michaelus (Dr. Miguel Timponi), FEB; Fronteiras do Desconhecido, Ed. Seleções Reader´s Digest.)
Mensagens de Mesmer (Espírito)


A Revista Espírita, editada por Allan Kardec, em suas edições de jan. e out./1864 e maio/1865 publicam quatro instrutivas mensagens mediúnicas assinadas por Mesmer, abordando os temas: Médium Curadores, Fenômenos Espíritas, Imigração dos Espíritos Superiores para a Terra e Criações Fluídicas.


Dentre os seus conceitos sobre mediunidade de cura, destacamos o seguinte tópico: "A vontade desenvolve o fluido seja animal, seja espiritual, porque, o sabeis todos agora, há vários géneros de magnetismo, entre os quais estão o magnetismo animal e o magnetismo espiritual que pode, segundo a ocorrência, pedir apoio ao primeiro. Um outro género de magnetismo, muito mais poderoso ainda, é a prece que uma alma pura e desinteressada dirige a Deus." (Revista Espírita, jan./1864, p. 7, IDE.)



Sem comentários: